Oi Sumidaaaa
- drarenatavargas

- 4 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Tarde de domingo chuvosa, filho dormindo, excelente hora para mente querer despertar o modo ansioso e ansiar pelo controle e organização da semana de trabalho que se inicia amanhã! Tendo como primeiro impacto ver um email de um pagamento automático não efetivado, haja gerenciamento de estresse para não surtar!
Mas peraí, essa é minha profissão e também minha vida, então preciso ser minha paciente zero! Respirei o mais fundo que a sinusite deixou e... Aqui estou agora, utilizando esse espaço blog como diário, mudando totalmente o estilo desse site abandonado, fazendo render o que pago pra isso aqui existir e ainda tendo chance de aplicar as técnicas que costumo ensinar para meus pacientes de gerenciamento de demandas ansiogênicas.
De fato, o RESPIRAR não foi apenas força de expressão, eu parei diante da caixa de emails, respirei fundo, sem ritmo, fui sentindo meu corpo assentar na cadeira e apenas quando me senti AQUI, sem elucubrações de possibilidades catastróficas pro problema de pagamento, abri o tal email, em seguida o app do banco e, UFA! Era algo simples de resolver, não era golpe, não era injustiça. Foi apenas uma desatenção minha em relação ao limite do cartão coorporativo. Problema número um, resolvido com louvor! Site abandonado ativo novamente!
Mas problemas gostam de vir de mãos dadas né? Sem querer querendo, abri o WhatsApp do consultório e já descobri que amanhã terei uma ''janela'', pois a paciente mandou mensagem agora, no final de semana, informando que havia esquecido da consulta e não poderá comparecer. Primeiro impulso, se eu não tivesse RESPIRADO E CENTRADO antes, seria responder a demanda já agora, passar por cima do meu auxiliar, remanejar horários e evitar a tão enfadonha hora livre entre consultas. Mas como a dona ansiedade já recebeu o recado direto e reto que, agora, quem manda é meu córtex pré frontal, fechei o aplicativo de mensagens e amanhã eu e meu auxiliar resolveremos essa demanda!
Qual o motivo desse texto-diário em um site profissional de uma médica que trata a ansiedade alheia? Minha intenção é mostrar que eu sou muito parecida com você e com muitas outras pessoas no mundo, sou vulnerável à situações que podem gerar estressar verdadeiro e, pelo meu histórico de vida, tenho um modus operandi cerebral com tendência ansiosa. Porém, o diferencial é o conhecimento técnico científico acerca do fenômeno, a crença que tenho de que é totalmen
te possível viver melhor e remodelar circuitos neuronais a fim de tendenciar ser menos pessimista e minha persistência e disciplina de repetir, quantas vezes forem necessárias, técnicas de controle de estresse e ansiedade.
Nunca foi fácil, permanece não sendo ''elementar e automático'', há momentos que preciso de controladores externos MAS SEMPRE VALE A PENA gastar um pouquinho de energia mental para evitar uma descarga de cortisol desnecessária no meu organismo.



Comentários